segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Sínodo: Papa oferece reprodução do manuscrito mais antigo dos Evangelhos de Lucas e João


Bento XVI ofereceu esta Sexta-feira a todos os participantes no Sínodo dos Bispos uma cópia do fac-simile do papiro Bodmer XIV-XV (P75), o manuscrito mais antigo dos Evangelhos de Lucas e João.
A reprodução é acompanhada por um texto do Cardeal Arquivista e Bibliotecário da Santa Igreja Romana, D. Raffaele Farina.
Os papiros Bodmer XIV-XV passaram a ser património da Santa Sé em Janeiro de 2007. Os papiros (datados entre 175 e 225) foram doados ao Papa pelo norte-americano Frank J. Hanna e a sua família.
O documento contém cerca da metade dos Evangelhos de Lucas e de João. Foi escrito no Egipto e, provavelmente, utilizado como livro litúrgico.
Os papiros Bodmer (P75) contêm um total de 144 páginas e constituem o manuscrito mais antigo que mantém os textos de dois Evangelhos unidos.
O facto de os Evangelhos de Lucas e João estarem unidos num mesmo papiro, como acontece neste caso, é visto pelos especialistas como uma demonstração de que, para as primeiras comunidades cristãs, os Evangelhos formavam uma unidade.
O documento coincide com o “Codex Vaticanus”, uma das edições mais antigas da Bíblia, do século IV. Os Papiros Bodmer XIV-XV demonstram, portanto, que as versões mais antigas do Novo Testamento correspondem aos Evangelhos que, séculos antes, circulavam entre as comunidades cristãs.


FONTE: Agência Ecclesia

Sem comentários: