sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Arquivos do Vaticano sobre período nazi continuam fechados


De acordo com o Diário de Notícias de hoje (31-10-2008) o Papa Bento XVI estuda a possibilidade de abrir aos investigadores do Arquivo Secreto do Vaticano (A.S.V.) os fundos arquivísticos do Pontificado de Pio XII dentro de seis a sete anos.

Conforme notícia apurada na Agência Ecclesia, na audiência pontifícia desta Quinta-feira, entre o Papa e o Comité Judaico Internacional de Consultas Inter-religiosas, o Rabino David Rosen voltou a insistir para que os estudiosos tenham acesso aos documentos relativos ao período nazi.
A esse propósito, o director da Sala de Imprensa da Santa Sé precisou, que “é preciso compreender bem o que tal abertura comporta em termos de trabalhos de preparação” e afirmou que o princípio seguido é o de abrir aos estudiosos os documentos “pontificado a pontificado”. Até ao momento, o A.S.V. tem fundos abertos do Pontificado de Pio XI (até 1939), facto que ocorreu em 2006.
Refere ainda o P. Lombardi que a abertura dos arquivos compreende todo o trabalho de organização, classificação e descrição, “o que requer pessoas especializadas, que realizem um trabalho longo e paciente”, “um trabalho que levaria cerca de seis a sete anos”.

Com Agência Ecclesia. Apud. Redacção/Rádio Vaticano.

Sem comentários: