quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Lamego: Barroco Duriense sob o signo de Nicolau Nasoni

Em 2008 completam-se 270 anos das pinturas decorativas das abóbadas da Sé de Lamego. Para assinalar o aniversário, o Museu da cidade e a Diocese organizam um ciclo de eventos destinados a dar maior visibilidade à obra do renomeado artista Nicolau Nasoni no seu percurso duriense, em especial na cidade de Lamego, e o seu impacto nas artes decorativas locais, promovendo a região sob a perspectiva de uma realidade histórica, artística, social, económica e mental particularmente rica na área – o barroco.
No dia 27 de Setembro, a assinalar a abertura do evento, foi inaugurada na Sé de Lamego a exposição “O Barroco Duriense sob o Signo de Nicolau Nasoni”, mostra que contextualiza historicamente as pinturas decorativas da catedral e avalia o significado iconográfico e estético das mesmas, com o objectivo de o divulgar a um público mais vasto.
Reconhecido no nosso país como arquitecto do período Barroco, Nicolau Nasoni (1691-1773) era principalmente um pintor decorativo utilizador da pintura mural ilusionista italiana de Setecentos. Actualmente a sua obra pictórica em Portugal circunscreve-se quase na totalidade às pinturas da Sé do Porto e Lamego, destacando-se as da catedral lamecense como uma das obras mais exclusivas em extensão e exuberância, dentro da pintura decorativa portuguesa do período barroco.
Durante Outubro será realizado um ciclo de cinema de época e um «workshop» referente à exposição da Sé; estas actividades, a realizar no Teatro Ribeiro Conceição, Lamego, são destinadas ao público juvenil.

Programa
21 de Novembro
- 1.º dia do Colóquio “O Barroco Duriense sob o Signo de Nicolau Nasoni” (Peso da Régua)
- Ciclo de Concertos de Música Barroca (Vila Real e região)
- Jantar Barroco (Museu de Lamego)
22 de Novembro
- 2.º dia do Colóquio “O Barroco Duriense sob o Signo de Nicolau Nasoni”
- «Workshop» “O Século XVIII” (Teatro Ribeiro Conceição, Lamego)
8 de Dezembro
- Sessão de encerramento (Museu da Sé)
- Concerto de Música Barroca (Sé de Lamego)

FONTE: Agência Ecclesia. Apud Voz de Lamego

Sem comentários: