quinta-feira, 9 de outubro de 2008

A importância pastoral e evangelizadora dos arquivos eclesiásticos - A aposta no património e na cultura

Depois do I Conselho Nacional dos Bens Culturais da Igreja, o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja (SNBCI), órgão da Conferência Episcopal Portuguesa, traçou os arquivos da igreja como a prioridade de actuação para o próximo ano pastoral, e avançou com a notícia que os arquivos serão o tema central do segundo Conselho Nacional.
João Soalheiro, director do SNBCI, em entrevista à Agência Ecclesia, refere que “Enquanto não estiver consolidado, em termos de actuação no terreno a nível nacional, a dinâmica dos arquivos da Igreja não vamos desistir, nem mudar a prioridade para outra área, por mais problemática que seja” (…) “Esta prioridade requer a instalação física dos arquivos da Igreja, o que significa todo um trabalho prévio de estudo, organização, construção ou adaptação de infra-estruturas definição de quadros de classificação, instalação de equipamento, trabalho de recursos técnicos e humanos formados, em algumas dioceses, de raiz.”
Outra área-alvo apontada pelo Director do SNBCI para o próximo ano é o desenvolvimento do Grupo de Trabalho para as Bibliotecas e Livro. “Esta é uma atenção prestada a uma área que tem sido descurada ao longo dos anos. Não apenas o livro mas a instituição Biblioteca”. “Em Maio de 2009, o GTBL irá apresentar um documento estratégico à Comissão Episcopal que tutela o Secretariado, para que possa desencadear iniciativas para inverter uma situação de abandono, incúria e desconhecimento”.

Fonte: Agência Ecclesia

Sem comentários: