quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu lança regulamento para a protecção do património religioso

Ao terminar a I Semana do Património da Diocese de Viseu, inserida nas Jornadas Europeias do Património, a diocese de Viseu publica o Regulamento para a Protecção dos Bens Culturais da Diocese. Documento de carácter generalista, faz referência a toda a complexidade do património que a igreja tem à sua guarda, nomeadamente os arquivos.
D. Ilídio Leandro, na introdução ao documento, denuncia os maus tratos e a forma despreocupada dos agentes de pastoral em relação ao património móvel e imóvel da diocese. Desde situações de abandono, à própria alienação sem o devido consentimento das autoridades eclesiásticas competentes, são apresentados alguns dos riscos que afectam os espólios das igrejas.
Fátima Eusébio, responsável do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu, adianta que o Regulamento "é nada mais, nada menos que uma série de indicações do que os párocos devem fazer nas suas igrejas, para protegerem e salvaguardarem os bens, de forma a que o trabalho seja igual em toda a diocese". Refere ainda que o regulamento será distribuído por todos os párocos da diocese e "mesmo os que oferecem mais resistência a este tipo de trabalho, terão que, mais tarde ou mais cedo lê-lo e trabalhá-lo". "Nós agora, também temos um papel muito importante a fazer, junto dos mais resistentes, de forma a sensibilizá-los para a problemática existente", esclarece.O regulamento, "inédito no pais", nasceu do secretariado dos bens culturais e do actual bispo da diocese, Ilídio Leandro. "Assumiu-se uma abordagem de forma diferente, que não pode ser trabalhada de forma amadora e casuística, tem de ser feita de forma séria, profissional e contínua", defende Fátima Eusébio.
O director do Secretariado Nacional dos Bens Culturais, João Soalheiro, deslocou-se a Viseu para saudar a "iniciativa inédita da Diocese de Viseu" e reforçar o que tem andado a defender: "Não se pode andar de ano para ano em acções de sensibilização para esta problemática que são o vandalismo e assalto aos nossos bens culturais, temos que passar à acção e, este regulamento, é um passo importantíssimo uma vez que estamos a falar de uma primeira acção de trabalho".
Com Diário de Viseu - http://www.diariodeviseu.pt/

Sem comentários: