quarta-feira, 8 de julho de 2009

Exposição documental sobre o “Santuário de N. Sra. da Nazaré” aborda o milagre e o mito

Segundo a edição do Diário de Leiria de ontem (07-07-2009) abriu no sábado, 4 de Julho, no átrio da Biblioteca Municipal da Nazaré, a Exposição documental intitulada “Santuário de N. Sra. da Nazaré”, que irá ficar patente ao público até dia 26.

A lenda de D. Fuas Roupinho e os milagres da Senhora da Nazaré contribuíram para a afirmação do Santuário do Sítio que se tornou, rapidamente, numa referência para os peregrinos mas, também, para o meio artístico.
O Santuário conserva, hoje, obras de arte de grande valor, como os azulejos azuis e brancos, datados do ano de 1714, da autoria de António de Oliveira Bernardes (painel alusivo à “Assunção da Virgem”); pinturas seiscentistas, como o “Ciclo do Arcaz”, do pintor Luís de Almeida, sobre a Lenda da Sagrada Imagem de N. Sra. da Nazaré, tal como um conjunto de seis telas representativas da “Paixão de Cristo” ou, ainda, as duas esculturas flamengas, datadas do século XVI, oferecidas pela Rainha D. Leonor, quando efectuou, em 1520, uma visita ao Santuário.

Com Diário de Leiria

Sem comentários: