quarta-feira, 8 de julho de 2009

“Codex Sinaiticus” digital

O “Codex Sinaiticus”, um dos textos mais antigos e conservados da Bíblia (entre os anos 330-350), já pode ser admirado e lido na internet, no endereço http://www.codexsinaiticus.org/

Conjuntamente com o “Codex Vaticanus”, que é anterior ao “Codex Sinaiticus”, é um dos manuscritos de maior valor para a crítica textual da versão grega do Novo Testamento. Mede 33,5 centímetros de largura por 37,5 centímetros de altura e os seus fragmentos encontram-se divididos por várias bibliotecas do mundo.
O “Codex Sinaiticus” permaneceu durante vários séculos no Mosteiro de Santa Catarina, no Monte Sinai. No século XIX o manuscrito dividiu-se e hoje os textos do Antigo e Novo Testamento encontram-se repartidos entre o citado Mosteiro, a Biblioteca Britânica (347 páginas das 400 totais), a Biblioteca da Universidade de Leipzig na Alemanha, e a Biblioteca Nacional da Rússia em São Petersburgo.

Percurso sinuoso:
Foi o teólogo alemão Constantin Von Tischendorf, quem em 1844 levou partes do texto para Alemanha e Rússia. Os monges autorizaram o teólogo a levar 43 páginas do pergaminho para Leipzig. Em 1859, Von Tischendorf regressou ao Sinai, tendo descoberto mais partes do manuscrito e convencido novamente os monges de que o melhor era levá-las também para Leipzig e doá-las ao czar da Rússia, que o havia apoiado nessa segunda viagem. Parte do manuscrito foi imediatamente parar à União Soviética que, em 1933, vendeu parte desses pergaminhos ao Museu Britânico de Londres, ficando os restantes ficaram em São Petersburgo.
Os monges ortodoxos gregos pensavam que haviam perdido o manuscrito, mas em 1975 descobriram uma dúzia de páginas em um quarto esquecido, enterradas após um derrubamento. Ainda hoje os monges conservam uma cópia da nota deixada por Tischendorf prometendo devolver o manuscrito.

A edição digital do manuscrito foi elaborada conjuntamente pela Biblioteca Britânica, a Biblioteca Universitária de Leipzig e a Biblioteca Nacional da Rússia, em São Petersburgo, num projecto que durou cerca de 4 anos e custou um milhão de euros.

Mais informação: http://www.codexsinaiticus.org/

Sem comentários: