sexta-feira, 31 de julho de 2009

Biblioteca Apostolica Vaticana reabre em 2010


Dois anos depois do início dos trabalhos de recuperação da Biblioteca do Vaticano, o seu prefeito congratula-se pelo facto de os manuscritos, que são os seus "tesouros mais belos e importantes", estarem progressivamente a regressar aos seus locais originais.
Mons. Cesare Pasini considera que a transferência dos documentos, que ficaram temporariamente à guarda do Arquivo Secreto do Vaticano, é um processo "muito delicado", que se está a efectuar "passo a passo".
Os trabalhos obrigaram à mudança dos laboratórios de fotografia e de restauro. O primeiro já voltou, esperando-se o retorno do segundo para daqui a cerca de dois meses.
Apesar de a biblioteca estar fechada, tem sido dado um impulso significativo aos catálogos «online» e à reprodução fotográfica dos manuscritos.
O encerramento, que ocorreu a 14 de Julho de 2007, foi causado por problemas estruturais numa das alas do edifício do séc. XVI. O fecho tem sido aproveitado para modernizar algumas áreas do complexo, nomeadamente através da instalação de novos elevadores e aparelhos de ar condicionado.
A biblioteca, cuja origem remonta ao séc. XIV, contém mais de um milhão de livros impressos, 150 mil manuscritos, 300 mil moedas e medalhas, bem como 70 mil pinturas e gravuras.


Redacção: Agência Ecclesia com Agências

Sem comentários: