quinta-feira, 7 de maio de 2009

Patriarcado de Lisboa adquire manuscritos


O Serviço de Arquivo Histórico e Biblioteca do Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa passa a dispôr de mais três manuscritos recentemente adquiridos em leilão no Palácio do Correio Velho. Provenientes da colecção António Capucho passam a estar disponiveis aos investigadores os seguintes títulos:


  1. COMPROMISSO da Irmandade de Nossa // Senhora da Purificação sita na ygreja ma-// triz da Villa de Aldea Galega ins-// tituida pellos homens traba -// -lhadores moradores // & estantes na di-// ta villa.// 1607.

  2. LIVRO// DO REGULAMENTO DE TODAS AS // MISSAS, CAPELLAS E ANNIVERSARIOS // e mais Legados pertencentes ao Real// Mosteiro de S. Vicente a que hoje// este de Mafra he obrigado a Satisfa// zer conforme o Ex. Snr. Nuncio por// sua Sen[tenç]a as reduziu, commotou, e es// tabeleceu em virtude do Breve de// 1786 do S. P. Pio PP. VI// ainda Reinante na Igreja de De// os neste anno de// 1788.

  3. COMPROMISSO DA IRMANDADE DAS ALMAS DO PURGATÓRIO DE NOSSA SENHORA DA SUMPÇAM DOS OLIVAIS. Olivais, 1662. (Imagem acima)

Sem comentários: