terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Espólio do P. Felicidade Alves disponível na Internet em 2009


De acordo com o Público de hoje (16-12-2008), a Fundação Mário Soares irá, em 2009, disponibilizar on-line, o espólio legado pelo P. Felicidade Alves à instituição. De acordo com o diário, tratam-se de milhares de documentos pertencentes ao padre que se tornou conhecido na segunda metade da década de 60 por expressar nas homilias, em Belém, a discordância em relação à guerra colonial.
Felicidade Alves, afastado do ministério sacerdotal, pelas suas iniciativas posteriores, (como os Cadernos GEDOC), desempenhou um papel de relevo na dinamização e agregação dos católicos progressistas nos últimos cinco anos da ditadura.

Está, neste momento, a decorrer no Centro Nacional de Cultura uma reunião de convívio e de reflexão, «evocativa dos testemunhos de vida e de acção, que marcaram as intervenções de Felicidade Alves na sociedade civil e eclesiástica» com intervenções previstas de Guilherme de Oliveira Martins, Frei Bento Domingues, Diana Andringa e Manuel Vilas Boas.
Como aditamento, informo que a biblioteca pessoal do P. Felicidade Alves foi doada à Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, pela viúva. Cerca de 1800 títulos compõem o espólio bibliográfico disponível na Biblioteca Universitária João Paulo II.

Sem comentários: