quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Diocese de Santarém inaugura órgãos de tubos restaurados


A Catedral de Santarém recebe no próximo dia 20 de Dezembro, um concerto de canto (soprano Ana Ferraz) e órgão (João Vaz), às 21h30. O espectáculo está integrado no Ciclo de Concertos de Música de Órgão e tem com objectivo apresentar à cidade os seis órgãos restaurados ao abrigo do “Projecto de Recuperação e Revitalização do Património Organístico de Santarém, num investimento de 409 718,10 euros.
A recuperação foi da responsabilidade da Câmara de Santarém em parceria com o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), a Diocese de Santarém e a Santa Casa da Misericórdia.
A recuperação e revitalização do património organístico de Santarém contou com um suporte financeiro do Programa Operacional das Cultura através do FEDER atingido a cota máxima (62%) no valor de 254 025,22€, ficando os restantes valores à responsabilidade da Diocese de Santarém (paróquias da cidade) e da Santa Casa da Misericórdia.
Os seis órgãos de tubos são propriedade da Diocese de Santarém (paróquias do Divino Salvador-Sé, S. Nicolau e Marvila) e da Santa Casa da Misericórdia de Santarém.
A recuperação esteve a cargo do mestre organeiro Dinarte Machado (4 instrumento) nomeadamente da Igreja Marvila, 1817, da Igreja Misericórdia, 1818 e da Igreja S. Nicolau, 1818, construídos por António Xavier Machado Cerveira e ainda da Igreja Piedade, construído em 1795, por Joaquim António Peres Fontanes.
Os outros dois órgãos de tubos (Igreja da Sé Episcopal - Seminário, construído em 1835, por J.C.Bishop e o da Capela de Nossa Senhora do Monte, construído no início do século XIX – autor desconhecido) foram restaurados pelo mestre organeiro, Nuno Rigaud.
A época de construção destes órgãos, situa-se essencialmente entre finais do século XVIII e inícios do século XIX e foram, na sua maioria, construídos pelos grandes organeiros de Portugal. Estes instrumentos são exemplares extremamente representativos da organaria ibérica.
Este ciclo de concertos é organizado pela Câmara de Santarém, Diocese e Santa Casa da Misericórdia de Santarém.


Fonte: Agência Ecclesia

Sem comentários: