Uma colecção de reproduções de obras do Arquivo Secreto do Vaticano, da Biblioteca Apostólica e dos Museus Vaticanos estará exposta no Instituto Italiano de Cultura de Nova Iorque, até ao dia 7 de Janeiro. É a primeira vez que tal acontece fora do Vaticano.
A coleção “Codex Facsimiles”, realizada pela sociedade Scrinium, foi levada ao Instituto de Cultura com o patrocínio do Ministério dos Bens e Actividades Culturais e da Fundação para os Bens e as Actividades Artísticas da Igreja.
Entre as obras expostas, destaca-se o fac-símile do “Processus contra Templários”, uma edição inédita dos autos integrais do antigo processo aos Templários, cujos originais em pergaminho são conservados no Arquivo Secreto do Vaticano.
As reproduções expostas em Nova Iorque compreendem a colecção de 26 “Códigos fac-símiles” da Biblioteca Apostólica do Vaticano, dois Mapas do século XV, a colecção “Exemplaria Preatiosa” do Arquivo Secreto do Vaticano e a coleção “Exemplaria Perfecta” dos Museus Vaticanos.
O projeto “Codex Facsimiles” nasceu por vontade do Papa Paulo VI e foi realizado por João Paulo II, em 1982, com o desejo de “fazer conhecer ao mundo tesouros de sabedoria e de beleza”.
FONTE: Agência Ecclesia. Apud. Rádio Vaticano
Sem comentários:
Enviar um comentário