No próximo dia 1 de Abril de 2011, entre as 16h e as 19h30, no Salão Nobre do Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa, terá lugar a sessão pública de apresentação dos resultados do projecto de intervenção arquivística no espólio documental de Dom Manuel Gonçalves Cerejeira (1888-1977), Cardeal Patriarca de Lisboa.
Estarão presentes personalidades que escreveram sobre o prelado, ou que com ele privaram, com o duplo objectivo de provocar uma reflexão sobre a actividade deste patriarca lisbonense e apresentar à comunidade científica e em geral os resultados obtidos no processo de organização do espólio documental legado. Para a realização deste encontro julgou-se significativo o dia 1 de Abril, data do centenário da ordenação presbiteral do Cardeal Cerejeira.
A introdução ao encontro está confiada a Dom Carlos Alberto Moreira Azevedo e, além da apresentação do projecto e dos resultados alcançados pela equipa que o coordenou e executou, a sessão consta de uma mesa redonda, moderada pelo Prof. Doutor António Matos Ferreira, director do Centro de Estudos de História Religiosa (U.C.P.), em que participarão o Cón. Nuno Brás da Silva Martins, reitor do Seminário dos Olivais, Luís Salgado Matos, professor universitário, Irene Flunser Pimentel, autora da recente biografia do Cardeal Cerejeira e Sérgio Pinto, investigador do Centro de Estudos de História Religiosa que abordarão diferentes aspectos do pontificado deste prelado da igreja lisbonense.
Encerra a sessão Dom José da Cruz Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa.
A participação é livre.
Sem comentários:
Enviar um comentário