Segundo noticiou a Agência Ecclesia, através da assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal de Guimarães e a Torres do Tombo, será digitalizado e disponibilizado on-line o espólio documental da Insigne e Real Colegiada da Nossa Senhora da Oliveira vai ser digitalizado, que ascende a cerca de cinco mil documentos.
Os documentos, que pertenciam à extinta Insigne e Real Colegiada da Nossa Senhora da Oliveira, foram transferidos para a Torre do Tombo, em Lisboa, no ano de 1862 por Augusto Soromenho.
Entre eles, destacam-se o livro de Mumadona Dias, vários documentos eclesiásticos, particulares e régios, datados entre os anos 950 e 1500.
1 comentário:
Oxalá que eles o digitalizem depressa porque até agora só o livro de Mumadona já está digitalizado. Por acaso, eu estava mais interessado em consultar a documentação referente ao Mosteiro de Santa Marinha da Costa, mas tendo em conta a sua ligação próxima à Colegiada de Guimarães, creio que encontrarei elementos informativos interessantes, embora não seja fácil descodificar o latim bem como o estado de alguns documentos!
Já agora bom blog!
Enviar um comentário