quarta-feira, 20 de junho de 2012

4º Workshop de Arquivística «Arquivos monástico-conventuais»

No âmbito do seu trabalho de investigação e reflexão, o Grupo de Trabalho «Arquivística religiosa» do Centro de Estudos de História Religiosa promove um workshop sobre «Arquivos monástico-conventuais», destinado a todos os membros e colaboradores do CEHR e a profissionais da área das ciências da informação e da documentação.

Dia: 23 de Junho
Local: Auditório 1 (Edifício Antigo, UCP, Lisboa)

Horário: 9h30 - 13h00

PROGRAMA
09:30 - Acolhimento dos participantes
09:45 - Início dos trabalhos
Moderação: Ricardo Aniceto (CEHR)

Fundos, metodologias, produtos e desafios na elaboração do Guia dos Fundos Eclesiásticos da Torre do Tombo. - Joana Braga (AN/TT)

O Guia Histórico das Ordens Religiosas em Portugal: das origens a Trento. O contributo da arquivística para a elaboração de um roteiro das fontes. - Maria Filomena Andrade (CEHR)

Os Fundos da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho no Arquivo Histórico do Patriarcado de Lisboa. Metodologia de intervenção arquivística.- Joana do Carmo Peres (FCSH-UNL)

11:30 - Intervalo
12:00 - Debate
13:00 - Encerramento

INSCRIÇÕES

A participação é livre e gratuita. Todavia, solicita-se aos interessados que se inscrevam, bastando para tal enviar um email para secretariado.cehr@ft.lisboa.ucp.pt pedindo a inscrição, indicando o nome e o contacto telefónico e indicando se pretendem certificado de participação, que custa 5 euros e será entregue na ocasião.